FEPROMURS lamenta falecimento ex-Deputado Mendes Ribeiro Filho

 A Federação dos Procuradores Municipais do Estado do Rio Grande do Sul – FEPROMURS, manifesta pesar pelo falecimento do ex-Deputado Federal  Mendes Ribeiro Filho – PMDB-RS.

 

Com mais de 40 anos de vida pública inspirada no pai, e com postura conciliadora como legislador e ministro, Mendes Ribeiro (PMDB-RS) aos 60 anos morreu na madrugada deste domingo em Porto Alegre. Ele estava internado no Hospital São José da Santa Casa de Misericórdia e lutava contra o reaparecimento de um câncer desde 2011.

Mendes Ribeiro Filho foi Deputado Federal pelo PMDB-RS e deu importante contribuição pública ao relatar a Constituição Estadual do Rio Grande do Sul.

Recentemente, foi homenageado na Assembleia Legislativa pelos 25 anos de promulgação da Carta Magna gaúcha. Seu ingresso na carreira política se deu em 1974, no MDB, colocando-se contra a Ditadura. Em 1982, já no processo de redemocratização, é eleito Vereador por Porto Alegre.

Posteriormente, elegeu-se Deputado Estadual e cinco vezes Deputado Federal, além de assumir diversas secretarias estaduais nos mandatos de Amaral de Souza, Alceu Collares e Antonio Britto.

Seu corpo foi velado na Assembleia Legislativa do RS e cremado no Crematório Metropolitano de Porto Alegre. 

A FEPROMURS presta homenagem ao grande trabalho e importância que Mendes Ribeiro Filho realizou para o fortalecimento da democracia e a valorização da Advocacia Pública.

Fonte: Fepromurs e ANPM